Postado em 08/09/2011 por Marcelo Vallin
Produção Fotografia Institucional sob a ótica de gestão!
Neste feriado de 07 de Setembro eu realizei Produção fotografia do grupo de integração 2011 – Empresa Odebrecht.
Agradecimentos:
Adriano Cardozo
Jhonny santos
Realizado: 07/09/2011
Inicio: 8h
Finalizado: 07/09/2011
Entregue ao cliente: 16h
Sempre postei meus trabalhos descrevendo os fatos sob a ótica da fotografia como ferramenta da comunicação e completando textualmente o que não era comunicado pelas imagens captadas.
Este post resolvi relembrar os velhos tempos na área de gestão de projetos e escrever sobre minha experiência deste trabalho sob a ótica de gestão, a fim de dar oportunidade para quem vê o resultado de um trabalho aparentemente simples como este e pergunta:
– (Fornecedor) Como cobrar por um serviço como este?
Muitos são os profissionais, seja na fotografia ou em qualquer outra profissão que não sabem quanto cobrar pelos seus serviços por falta de conhecimento mínimo de gestão de processos.
– (Cliente) Quanto pagar por um serviço como este?
Muitos são os clientes que ficam insatisfeitos com o resultado do serviço contratado por não saber ao certo o que está contratando e/ou achar que o mesmo vale pouco.
Sempre haverá alguém que aceitará a oferta, mas será que estará fazendo um bom negócio??
Este contrato foi executado apoiado em conhecimentos em gestão de processos e basicamente as áreas de conhecimentos utilizadas foram:
– Gestão do detalhamento (escopo);
– Gestão de custo (custo + lucro = Preço)
– Gestão de tempo (prazo para entrega curto)
– Gestão de Risco (fatores conhecidos e desconhecidos que podem comprometer ou favorecer o resultado do trabalho). Definição técnica de risco em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciamento_de_riscos_do_projeto
– GESTÃO DA COMUNICAÇÃO (report regular ao cliente sobre o andamento do serviço em todas as etapas), pois comunicar por escrito e verbalmente um risco identificado poderá livrar você de reclamações futuras e retrabalhos (custos adicionais não previstos no orçamento).
É importante informar que o método utilizado para precificar e executar o serviço, não será uma receita de bolo, pois cada resultado é único, porém servirá como base para quem precisa de uma luz e assim fechar seus negócios com mais lucidez.
Fases da Produção:
1. Alinhamento com cliente sobre resultado desejado (expectativas)
2. Planejamento da operação (detalhamento das atividades)
3. Execução (clique)
4. Pós Produção (manipulação, tratamento e aplicação de máscara)
5. Impressão no formato desejado
6. Entrega das fotos impressas (encerramento)
Atividades em cada fase da produção:
Fase 1.
– Especificar o layout da foto
– Especificar qualidade do material fotográfico impresso
– Identificar os envolvidos no processo de produção da foto
– Identificar locação para produção da foto
– Identificar fornecedores, ex: assistentes, local de impressão e etc..
– Solicitar permissão para vistoriar locação antes da execução
Fase 2:
– Vistoriar locação onde será produzida a fotografia
– Medir o espaço (locação)
– Desenhar configuração ( EX: x fileiras de N pessoas )
– Testar iluminação
– Avaliar a viabilidade de execução no espaço solicitado
– Estimar os recursos necessários para produção da foto ( RH e Material)
– Estimar tempo de deslocamento até o local da produção da fotografia
– Estimar tempo de montagem do setup de iluminação
– Estimar tempo de mobilização dos participantes *
– Estimar tempo de desmontagem de setup
– Estimar tempo de Pós processamento e manipulação da fotografia
– Estimar tempo de impressão no formato especificado
– Estimar tempo de deslocamento do local da impressão até o local de entrega do Material
– Estimar os custos de cada atividade mediante a fatores como (feriados)
Fase 3:
– Mobilizar os recursos necessários para execução ( RH, Material e equipamentos)
– Montar de setup de iluminação da cena
– Testar iluminação antes da produção
– Mobilizar participantes **
– Dirigir dos participantes na cena
– CLIQUE
– Desmobilizar os recursos envolvidos na fase de execução da foto
– Desmontar setup de iluminação utilizado na produção
Fase 4:
– Manipular a imagem
– Tratar a imagem ( ajuste corte luz e cores)
– Aplicar máscara
Fase 5:
– Enviar arquivo em alta no locação de impressão
– Imprimir a quantidade necessária no formato especificado
– Embalar Material
Fase 6:
– Inspecionar material antes da entrega ( Garantia da qualidade)
– Entregar Material fotográfico dentro da qualidade desejada (especificação técnica e estética)
– Obter aceite do cliente local no material entregue
– Reportar ao Cliente Máster a finalização e entrega do material fotográfico
Uma atividade das mais importantes de todo serviço é o relatório de lições aprendidas (experiências positivas e negativas em todas as suas fases).
A elaboração de um Relatório de lições aprendidas deve estar sob a ótica de no mínimo 3 áreas de gestão. Gestão do detalhamento do serviço (escopo), gestão orçamentária (custo) e gestão do tempo de execução de todas as atividades (cronograma). Pois tão importante quanto produzir a obra é entregá-la dentro do prazo estipulado.
O relatório de lições aprendidas pode ser alimentado entre as fases do seu serviço (projeto) ou no termino dele. A idéia é que as informações sejam registradas o quanto antes para que não se percam dados importantes.
Quanto mais áreas de gestão (total de 9) como ótica o relatório for elaborado,mais qualidade e quantidade de informações serão geradas neste documento que no futuro servira de Corpo de conhecimento em técnicas utilizadas, histórico de recursos e orçamento, riscos identificados na fase de planejamento e riscos confirmados na fase de execução.
Quanto mais relatórios forem feitos, maiores serão as informações sobre um determinado tipo de serviço que reduzirá bastante o tempo de start de planejamento e controle das atividades, sem contar na redução de custos e identificação de mão de obra e de fornecedores de materiais importantes para a realização do serviço.
Conclusão 1 – Sob a ótica do profissional da fotografia:
– Antes de ACHAR QUE o serviço valha R$ X reais, detalhe toda solicitação enviada pelo cliente através da Solicitação de serviço ( RFP – request for proposals );
– Através do detalhamento do serviço e identificação das atividades para obter o resultado esperado pelo cliente, há possibilidade de estimar os custos de execução de cada atividade. Custos esses que somados em uma planilha simples formam parte do orçamento que será enviado para o cliente solicitante do serviço.
– Alem de ter possibilidade de somar custos, será possível somar tempo de execução das atividades que muitas das vezes são pagas por hora.
– Planejar os serviços garante mais que fazer um bom trabalho, mas fazer um bom trabalho dentro do custo previsto, tempo previsto e principalmente dentro das expectativas do seu cliente.
– O profissional que acha que um determinado trabalho vale R$ X Reais
Conclusão 2 – Sob a ótica do cliente solicitante:
– O cliente que tem a noção de operacionalização de um determinado serviço, por mais que o mesmo aparente ser simples, torna-se um cliente consciente de que está solicitando um orçamento dentro de um custo estimado em xyz.
– Alem de ter noção de estimativa do custo do serviço solicitado, terá mais condições de auxiliar o fornecedor executante no alcance do resultado esperado com reunião de alinhamento e reportes regulares antes e durante sua execução.
– O cliente poderá exigir mais dos seus fornecedores, pois não será leigo no assunto, onde seu maior conhecimento em fotografia será na quantidade de MP que uma câmera pode ter e achar que sabe tudo.
Conclusão final:
– Profissional que sabe planejar seus serviços e estimar seus custos, não toma prejuízo, não é pego de surpresa e cobra o valor justo dos serviços…. sem essa de “ eu tenho 200 anos de fotografia”, então eu quero ganhar tanto. Tem também ao contrario, “eu comecei agora”, investi 2000 reais em uma câmera, tenho q tirar o prejuízo.
– Cliente que liga solicitando orçamento e diz que tudo muito simples e sempre acha tudo caro, tem que se ligar pois tal estratégia pode voltar-se contra si com um resultado medíocre fora da qualidade especificada e até mais, fora das expectativas desejadas.
Gostou do post, tem duvidas ou se interessou pelo assunto?
Me escreva, será um prazer ajudar!
Marcelo Vallin
Fotografo
MBA – Gestão de Projetos – FGV Rio
10:58 on setembro 9th, 2011
Vallin, parabéns! você como sempre mostrando como se faz, por isso que você tem sucesso, mais um material para enriquecer o meu conhecimento, agradeço e abraço amigo.
23:29 on setembro 9th, 2011
Fantástico!!! Falou e disse Marceleza!!
10:27 on outubro 3rd, 2011
Até copiei!!!Excelente!!!!
02:21 on abril 22nd, 2014
Parabéns pelo post!!! E obrigado por compartilhar conhecimento num meio onde muitos acham que “segredo” é a alma do negócio!!!